PRONOME RELATIVO


Pronome relativo

Como pronome relativo, o “que” refere-se a um termo anterior,  retomando-o e substituindo-o na oração que inicia.
                               Eu comprei um livro que é o máximo.
(que retoma e substitui a palavra “livro” na oração “que é o máximo”)

Para ter certeza de que se trata realmente de um pronome relativo, você pode substituí-lo por o qual, os quais, a qual, as quais.

O pronome relativo “que” pode desempenhar as seguintes funções sintáticas:
SUJEITO                                       Este é o carro/ que está quebrado.

OBJETO DIRETO                         A casa/ que eu vendi/ foi demolida.

OBJETO INDIRETO                      Ela não é o tipo de pessoa/ em que se confie.

PREDICATIVO DO SUJEITO        Ricardo já não é mais o amigo/ que foi.

COMPLEMENTO NOMINAL          Recebi o material /de que tinha necessidade.

ADJUNTO ADVERBIAL                 O colégio/ em que estive/ era fantástico.

                                                        (onde, no qual  são mais usados)

AGENTE DA PASSIVA                  O cão/ por que fui mordido/ está preso agora.

                                                (Apesar de ser correta essa construção, os falantes
                                                 preferem dizer: “O cão pelo qual fui mordido...”)

Para identificar essas funções, você deve seguir os seguintes passos:
1º) Verifique qual palavra o pronome relativo está retomando. Por exemplo, na oração “Este é o carro que está quebrado.” o pronome retoma a palavra “carro”.
2º) Reescreva (ou pense) a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pela palavra que ele retoma. Nesse caso, teremos: O carro está quebrado.”
3º) Analise que função sintática a  palavra retomada desempenha. Nessa oração: “carro” seria o sujeito.
4º) Atribua ao pronome relativo a função sintática vista no 3º passo. No caso, “que” seria sujeito.
Um segundo exemplo:   Este é o homem a que eu me referi.”

Seguindo os passos:
1º) “que” retoma a palavra ”homem”;
2º) reescrevendo: “Eu me referi ao homem”;
3º) homem é objeto indireto do verbo “referir-se”;
4º) portanto, “que”  desempenha a função de objeto indireto. (Repare, nesse caso, que o “que” até veio acompanhado de preposição “a”, uma vez que é objeto indireto).

0 comentários: