EXERCÍCIOS QUE



EXERCÍCIOS  QUE
1 - Classifique a partícula que nos períodos abaixo:
- Falou sim, que eu escutei. (Conjunção Coordenativa Explicativa.)
- Tenho que sair. (Preposição).
- Quê! Você vai deixá-lo sair agora? (Interjeição.)
- Vocês é que são os culpados. (Partícula Expletiva ou de Realce.)
- Trabalha que trabalha e nunca vê dinheiro. (Conjunção Coordenativa Aditiva.)
2 - Relacione a primeira coluna com a segunda. (4 - 2 - 1 - 5 - 3)
(1) Conjunção Subordinativa
(2) Advérbio
(3) Pronome
(4) Interjeição
(5) Partícula Expletiva ou de Realce

(
) Quê! Você ainda está aqui?
(
) Que lindo foi teu gesto!
(
) Esperava que eles me entendessem.
(
) Quase que eu perco o jogo.
(
) Devolvi o dinheiro que me deram por engano.
3 - No período "Falou tanto que ficou rouco.", o que é classificado como: (d)
a) Pronome
b) Advérbio
c) Preposição
d) Conjunção
e) Interjeição
4 - No período "Que longe é a sua casa!", o que é classificado como: (b)
a) Pronome
b) Advérbio
c) Preposição
d) Conjunção
e) Interjeição
5 - No período "Tiveram que enfrentar a situação", o que é classificado como: (c)
a) Pronome
b) Advérbio
c) Preposição
d) Conjunção
e) Interjeição





0 comentários: